Meu nome é Sérgio Rodrigues. Sou ficcionista, crítico literário e jornalista. Entre outros livros, escrevi “O drible” (Companhia das Letras, 2013), romance vencedor do Grande Prêmio Portugal Telecom 2014 e lançado em seis países, e “What língua is esta?” (Ediouro, 2005), sobre a língua portuguesa falada hoje no Brasil, editado também em Portugal pela Gradiva.
Já faz quinze anos – desde que estreei na revista Domingo do extinto “Jornal do Brasil” uma coluna de crônicas linguísticas chamada Mascando Clichê – que me dedico a escrever na imprensa sobre aspectos históricos, culturais e gramaticais de nosso idioma, pelo qual sou apaixonado. Mais recentemente, entre 2010 e 2015, marquei presença diária na coluna Sobre Palavras da Veja.com.
Na extinta revista eletrônica NoMínimo, da qual fui editor-executivo, criei em 2006 o Todoprosa, referência na web literária brasileira, que já andou hospedado também no iG e na Veja.com, e a coluna diária “A palavra é…”. Meus livros foram traduzidos para o inglês, o francês, o espanhol e o dinamarquês. Em 2011, o Estado do Rio me concedeu o Prêmio Cultura pelo conjunto da obra.
Nasci em Muriaé (MG), em 1962, e vivo no Rio de Janeiro desde 1980. Trabalhei como repórter, editor e colunista em alguns dos principais veículos da imprensa brasileira, como “Jornal do Brasil”, “Folha de S.Paulo”, “Veja”, “O Globo” e TV Globo.
CLIQUE AQUI PARA VISITAR O SITE DEDICADO À MINHA CARREIRA DE ESCRITOR.