Sabe aquela velha lição de que palavras como “saudade” e “felicidade” não têm plural? Convém esquecer.
A condenação a flexões consagradas como “saudades” e “felicidades” se baseia no argumento de que essas palavras exprimem “noções abstratas” e, portanto, não são numeráveis.
Trata-se de uma regra furada. Contrariada por séculos de uso, foi questionada até por um bastião do conservadorismo gramatical como Napoleão Mendes de Almeida (1911-1998), que observou estar ocorrendo com “saudade” algo semelhante ao que se dera com parabém e pêsame, palavras cujo singular caiu em desuso.
A “regra” de não levar para o plural substantivos que exprimem “noções abstratas” é inaplicável de saída. Como a maioria das palavras, tais substantivos tendem a um certo esparramamento semântico sobre a superfície das coisas. Não existe um dique capaz de separar abstração e concretude com tanta segurança.
“Felicidades” pode querer dizer “votos de felicidade”, por exemplo. E não é difícil perceber que saudades podem ser enumeradas: de você, das crianças, dos nossos passeios dominicais, da infância, da comida da vovó…
Essas e outras expansões do sentido nuclear das palavras são tão banais – e incontroláveis – que tendem a passar despercebidas.
Claro que ninguém está obrigado a usar “saudades” e “felicidades”. A fidelidade à forma singular (que não caiu em desuso como no caso de parabém) é uma opção legítima.
Mas que parar de corrigir os outros sem razão seria uma boa ideia, seria.
Parabéns pra você
Nesta data querida
Muitas felicidades
Muitos anos de vida.
Era “muita felicidade”, mas hoje o povo só canta assim.
Verdade, Walter. Um bom exemplo.
~Permita fazer um comentário bem secundário! No título do post tem o sinal de Interjeição ao contrário ( ¡). Não utilizado na língua portuguesa.
Abraços, Sérgio seguir-te-ei por onde fores!
Você está com o olhar afiado, Aislan, mas é a ilustração do post (não o título) que fala espanhol. Apareça sempre, abraços.
Sou formado em letras e nunca me deparei com essa palavra quando estudei mas, sempre achei a palavra felicidades errada,acho que não existe plural
Acho a palavra felicidades errada pois;acho que não existe plural.
A explicação me serviu apenas pra não deixar de corrigir quem vier falar “parabéns”. Obrigado!
Eu também, sempre corrigia quem dizia felicidades, parei.
Prezados,
Como se escreve: Muitas ou muita felicidade ?
Sr’s!
Segundo o pouco que pude perceber da explicação. Dizer Muita felicidade/saudade, está correcto quanto dizer muitas felicidades/saudades, mas pra mim, certo está dizer que muita felicidade/saudade pôr não ser possível quantificar. Mais também é possível fazer a aplicação das figuras de estilo e que colocam-nos em contradições. As saudades eram tão imensas… e É com felicidades e felicidade que irei.
Pronto para aprender.